sábado, 8 de novembro de 2008

>> Prestação da casa pode baixar 200 euros por mês

A "Euribor" desceu.....
A prestação mensal de um crédito à habitação de cem mil euros, a amortizar durante 25 anos, descerá cerca de 200 euros no próximo ano se a Euribor a seis meses acompanhar a tendência da taxa de juro directora dos países do Euro.

Com a mencionada taxa de juro a três por cento, caso siga a tendência de quebra da taxa do BCE, a prestação do empréstimo em análise rondará os 404 euros. Ou seja: menos cerca de 200 euros mensais e mais de dois mil euros anuais. Se tal acontecer, as famílias portuguesas, muitas delas sobre endividadas, ver-se-ao aliviadas em termos de orçamento mensal. Recorde-se que desde Dezembro de 2005, com a Euribor a seis meses a 2,639 por cento, a prestação da casa chegou a quase duplicar. (in CM)

O BCE bem tentou retardar a descida das taxas de juro, mas era inevitável..... Para que o dinheiro circule e baixe de preço, e circula quando os Bancos tem que entre si comprar dinheiro como consequência dos empréstimos que irão conceder às famílias, cheias de sede de regressarem novamente a ter uma vida mais desafogada, a Euribor tem de vir para niveis mais modestos! No entanto, só no final do ano é que sentiremos, nos nossos bolsos, esse "bónus" (tbtínhamos direito, depois de tanto aperto...)

Um conselho vos dou, meus amigos, i.e., para quem consiga: Aproveitem bem, para fazerem umas pequenas poupanças (caso consigam) enquanto a Euribor estiver baixa!!!

A crise está ai para ficar mais um tempo...à espera que a economia norte americana arrebite, depois voltaremos ao mesmo!!

Costuma-se dizer que a seguir à tempestade vem a bonança, mas o inverso também acontece....mas que fique assim por um tempo, para recuperarmos.....

1 comentário:

Finanças Pessoais disse...

Artigo muito interessante e útil! Os portugueses podem finalmente suspirar de alívio, a euribor está mesmo a baixar. Ver mais em: http://www.flexivisao.pt/pt/?det=1217&mid=279